5 conselhos para comprar casa de forma segura e consciente

Deixamos-lhe alguns conselhos para comprar casa que vão ser muito úteis e essenciais, para que faça uma escolha certa e informada. Tome nota.



1º Procure financiamento


Naturalmente que falar em comprar casa é, também, falar em pedir um crédito habitação. Este é, talvez, um dos passos mais importantes em todo este processo. Assim sendo, antes de tomar qualquer decisão, deve comparar todas as opções disponíveis nas diversas instituições bancárias, de modo a verificar qual lhe compensa mais.


2º Conheça as taxas de juro


É importante conhecer bem as particularidades das taxas de juro. A Euribor pode ser uma escolha interessante se estiver baixa, mas está sempre sujeita a flutuações. Portanto, se gosta de evitar surpresas, então talvez seja melhor selecionar uma taxa de juro fixa.


3º Invista numa poupança


Para comprar casa e evitar imprevistos, nada como investir numa poupança e amealhar algum dinheiro, antes de dar este grande passo. Assim, terá sempre um pé de meia que o pode proteger, caso fique sem rendimento de um momento para o outro.


4º Procure uma agência imobiliário


Se não tem muito tempo para encetar esta busca sozinho, não há por que não recorrer a uma agência imobiliária, onde tem profissionais que farão uma escolha certeira e, ainda, o farão poupar tempo com a pesquisa e as burocracias.


5º Perspetive o seu agregado familiar


O número de membros do agregado familiar e as suas caraterísticas são fundamentais para definir o tipo de casa a eleger. Além disso, há que ter uma perspetiva sobre quais as suas intenções para o futuro: os filhos, os animais de estimação…

Tudo isso deverá pesar no processo de seleção do imóvel. Além disso, todo o agregado deve ter uma palavra a dizer e dar uma opinião sobre o alojamento a adquirir.