Como vender casas rapidamente: 5 dicas para vender agora


Decidiste vender a tua casa? A tua decisão pode ter sido motivada por diversos fatores: a família está a aumentar, uma mudança de emprego, a vontade de viver fora da cidade… em qualquer um dos casos, temos a certeza de uma coisa: queres vender a tua casa rapidamente.

Se é esse o caso, estás no sítio certo. Neste artigo vais descobrir como vender um imóvel de forma rápida e simples.


5 dicas para vender imóvel rápido


De acordo com os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial, o tempo médio de venda de uma casa em Portugal é de seis meses. No entanto, se seguires estas dicas simples, podes ver esse tempo significativamente reduzido.


1. Reparar a casa


Além de contribuírem para aumentar o valor da casa, há pequenas reparações que podem fazer toda a diferença entre uma visita ocasional e a apresentação de uma oferta real pela tua casa.

Dedica algum tempo a reparar pequenos detalhes que podem dissuadir um potencial comprador: um móvel riscado, um problema de humidade, um pavimento em mau estado, etc.

As divisões como cozinhas e casas de banho são particularmente importantes para quem visita um imóvel e o estado em que estas divisões se encontram pode ser o fator decisivo para venderes a tua casa mais rápido. Umas paredes pintadas de fresco podem também ser o toque extra definitivo para convencer os compradores.

Não convém, no entanto, exagerar: fazer demasiadas obras que alterem o espaço de forma estrutural (eliminando divisões, por exemplo) pode ser contraproducente. Imagina que decides transformar dois quartos numa suite de grandes dimensões ou unir a cozinha e sala de jantar num open space. Poderás estar a fazer um investimento demasiado grande que os compradores não valorizem e acabares por não obter o retorno esperado.


2. Tirar fotos profissionais


Se uma imagem vale mais que mil palavras, um conjunto de fotografias profissionais da tua casa vai certamente causar mais impacto que a descrição mais detalhada do mundo. Investe nos serviços de um fotógrafo profissional e divulga a tua casa com fotos de alta qualidade que vão fazer os interessados apaixonar-se antes de sequer lá entrarem.

Pensa nos fatores de destaque da tua casa e concentra-te nesses durante a sessão fotográfica. Tens uma área exterior como um terraço ou jardim? Uma sala com dimensões particularmente generosas? Uma casa de banho moderna e elegante? Uma divisão particularmente bem iluminada? Umas fotografias de qualidade poderão ser o pequeno detalhe que ajuda a vender uma casa mais rápido.


3. Definir o preço certo


O preço por que vais colocar a tua casa à venda vai ser um fator decisivo para a maioria dos interessados. É, muitas vezes, o que faz a diferença entre um clique no teu anúncio ou no seguinte.

Existem diversos fatores que influenciam o valor do teu imóvel e definir um preço justo é meio caminho andado para conseguir vender uma casa rapidamente.


Lembra-te também que a maioria das pessoas aplica filtros ao pesquisar imóveis em portais imobiliários, por isso, um cêntimo pode fazer a diferença e permitir que a tua casa seja apresentada a mais potenciais interessados.


4. Preparar tudo para as visitas de potenciais compradores


O home staging é um conceito que tem vindo a ganhar popularidade e pode ser um fator decisivo para vender um imóvel mais rápido. A primeira impressão tem muito impacto, por isso, é importante apelar a todos os sentidos. Deixamos-te algumas dicas de preparação que ajudam a vender a tua casa mais rápido.

  • Se tiveres oportunidade de escolher o horário das visitas, considera fazê-lo na altura do dia em que a tua casa mais beneficia da luminosidade.

  • Se isto não for possível, faz todos os possíveis para criar uma iluminação artificial agradável e acolhedora.

  • Arruma e organiza todas as divisões: coloca-te no lugar dos compradores e imagina como se sentirão ao entrar num espaço sujo e desorganizado.

  • Guarda também quaisquer peças que sejam demasiado pessoais - queres que o potencial comprador se imagine a viver ali com a própria família.

  • Aposta em peças decorativas que dêem um ar fresco e moderno aos espaços. Pequenos pormenores como umas almofadas coloridas ou uma peça decorativa original podem captar as atenções e deixar uma impressão positiva.

  • Receber os visitantes numa casa com um aroma agradável pode ser também uma influência positiva. Acende algumas velas aromáticas ou vaporiza levemente um ambientador agradável em algumas áreas.

Estas dicas simples aumentam em muito a probabilidade de a tua casa passar para o topo da lista de favoritos dos potenciais compradores.


5. Reunir toda a documentação necessária


Por muito bem-sucedidas que sejam as visitas, nem todas irão resultar na apresentação imediata de uma oferta de compra. No entanto, convém que tenhas tudo preparado para quando isso acontecer.

Os potenciais compradores poderão pedir para consultar documentos como a planta do espaço ou o certificado energético, pedir documentação relativa ao condomínio ou uma avaliação formal do imóvel.