Comprar casa? Portugal é o 7º país europeu onde mais se demora a pagar

NOTÍCIA RETIRADA DO SITE IDEALISTA

Comprar casa própria é o objetivo de muitas famílias portuguesas. E o mercado financeiro parece convidá-las, apresentando as taxas de juros mais baixas de sempre. Com as poupanças em alta, aceder ao crédito habitação torna-se mais apetecível. Mas continua a ser difícil pagá-lo, isto porque os rendimentos das famílias continuam a não acompanhar a subida dos preços das casas. Tendo em conta o rendimento do agregado disponível, os portugueses precisam de cerca de 12 anos para pagar uma casa de 100 metros quadrados (m2), o que torna Portugal no sétimo país da Zona Euro onde as famílias precisam de mais tempo para o fazer, segundo aponta um estudo recente da Comissão Europeia (CE).


Em território nacional, os preços das casas escalaram na última década. E a chegada da pandemia da Covid-19 veio só abrandar ligeiramente um crescimento que, no seu âmago, se manteve. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística mostram que, entre abril e junho de 2021, o preço das casas aumentou 6,6% face ao período homólogo. O que não acompanhou esta subida foram mesmo os salários dos portugueses, tornando o pagamento do crédito habitação difícil e prolongado.


O retrato da evolução preços das casas em 2020 pintado pela CE, no seu mais recente relatório sobre os 'Mercados de habitação na Zona Euro", diz isso mesmo: há um grupo de países onde foram detetadas “evidentes sobrevalorizações” dos preços das habitações e foram aqueles “onde o ajuste de preços em baixa tem sido moderado ou quase ausente e onde os preços têm apresentado um crescimento dinâmico nos últimos anos, ultrapassando o aumento do rendimento e das rendas das casas”, lê-se no estudo publicado esta segunda-feira, dia 20 de setembro de 2021. E é neste grupo que está Portugal, acompanhado por Luxemburgo, Áustria, França e a Alemanha.


Isto é visível olhando para os dados reunidos no relatório da CE: embora o preço por metro quadrado seja um dos mais baixos da Zona Euro – menos de 2.000 euros/metro quadrado (euros/m2) -, Portugal é o sétimo país onde as famílias precisam de mais tempo para pagar a casa na totalidade – isto é, cerca de 12 anos.