top of page

Eficiência energética: Como aumentar na sua casa

Soluções de como poupar ao implementar melhorias para aumentar a eficiência energética na sua casa.


Eficiência energética é sinónimo de uma casa poupada.


Utilizar acertadamente a eficiência energética irá gerar uma poupança no seu orçamento, as energias renováveis são mais eficientes. A instalação de painéis solares são a prática mais usual e pode minimizar até 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias. Contudo, a instalação exige um investimento inicial de um valor significativo, mas não se preocupe há a opção de pagar mensalmente se financiar o investimento com um empréstimo especializado para energias renováveis.


Há várias maneiras de eliminar fugas de calor e impedir gastos a mais no orçamento familiar para aquecer ou arrefecer certas divisões da sua casa. Atualmente as energias renováveis em Portugal são uma realidade crescente. Além dos painéis solares há mais opções para melhorar a eficiência energética da sua habitação.


Isolamento térmico nas paredes, pisos e cobertura é uma das alternativas de aumentar a eficiência energética da sua casa, reduzindo as fugas de calor do interior da sua casa para o exterior. Isto é uma mais-valia, a instalação do isolamento térmico irá ajudar a minimizar os consumos e a poupar, se pensar que assim não irá ter que gastar o seu dinheiro em aquecimento central ou ar condicionado.


Substituição de janelas é essencial, para evitar a perda de calor e entrada que estas proporcionam. É necessário colocar janelas com caixilharia PVC, de modo a isolar e evitar a perda e entrada de calor que consequentemente aumentam os custos.


Equipamentos com baixo consumo: quanto mais antigo for mais consumo energético representa. Perfeito seria recorrer a eletrodomésticos com classificação energética de "A".


Lâmpadas fluorescentes: estas devem ser implementadas em todas as divisões da sua casa, substituindo as antigas, o resultado será satisfatório para a sua poupança, irá gastar muito menos eletricidade já é o suficiente para poupar um bom valor.


Tornar a sua casa mais eficiente é um investimento, contudo, atualmente há a facilidade de financiamento para obras que lhe permite pagar todos os meses uma prestação mais acessível. Acabará por juntar o útil ao agradável, e fazer toda a diferença na poupança do orçamento familiar.

bottom of page