Escolha de um imóvel: Importância da localização


Tópicos Mercado ImobiliárioDestaque Notícia HomepageInvestimento Imobiliário

No caso de pretender valorizar a sua habitação, a localização tem certamente uma influência decisiva. Alguns especialistas imobiliários precisam a localização ainda mais a certo nível da micro-localização e macro-localização.


A localização de um imóvel é um dos pilares mais decisivos para compradores, investidores e vendedores, uma vez que é essencial para a avaliação e determinação do preço do mesmos. Conforme a Engel & Volkers, se pretende valorizar a sua habitação, a localização tem certamente uma influência decisiva. O preço total de um imóvel é constituído pelo preço do imóvel e pelo valor da casa. A localização do imóvel é a componente imutável neste cálculo e, portanto, com maior importância. Todos os componentes associados à edificação, como estrutura, tamanho ou condição de manutenção, são mutáveis. Neste sentido, é possível que numa localização privilegiada de uma habitação seja mais importante na delineação do preço do que o imóvel que nele o encontra. Contrariamente, no caso de uma localização menos atraente, o preço total será estabelecido mais pela casa ou edifício do que pelo valor do terreno. Micro e macro localizações: Categorias Alguns especialistas imobiliários categorizam a localização ao nível da micro-localização, que qualifica as condições imediatas no local, e também da macro-localização, que se associa com o ambiente espacial mais amplo, como o distrito ou a região. Para a aquisição e venda de imóveis em edifícios residenciais ou apartamentos, são determinados quatro níveis de avaliação, em função da avaliação da micro e macro localização. Estes níveis enquadram-se desde a melhor localização até à boa, média e simples. A área de negócios imobiliários comerciais também é fragmentada em categorias. Aqui, a melhor localização é definida como 1A e sucessivamente com 1B, 2A e 2B. Também há localizações de nível C e D, tal como refere a Engel & e Volkers. Localização: Diferenciação de investimento Quando se trata de imóveis em localizações boas e melhores, podemos considerar que o valor se irá manter estável ou, no máximo, irá valorizar. Neste sentido, serão mais caros. Os investidores interessam-se sempre ​​em ponderar localizações piores, uma vez que isso pode retratar preços de compra mais baixos e rendimentos de arrendamento mais elevados na fase inicial. Contudo, o potencial de valorização é menos provável. Fator de localização para compra de casa particular Ao estar numa etapa de mudança de localização e a macro localização já tiver sido evidenciada, é recomendado dar uma certo destaque à micro localização antes da aquisição um imóvel. Devem ser ponderados os componentes que representam um contexto de sonho para si mesmo. Ou seja, estabelecer questões como:

  • "Vê-se num ambiente urbano colorido e bem cultivado, com oportunidades de compras a uma curta caminhada, ou uma rua residencial tranquila sem tráfego é algo mais adequado para si?"

  • "Ou talvez até um local isolado no meio da natureza?"

  • "Como avalia a distância para o local de trabalho e valoriza o transporte público local ou a ligação à rede de autoestradas?"

Situação atual e para o futuro: Avaliação Visto que os investimentos imobiliários têm um ponto de vista mais prolongado, ao procurar a localização mais apropriada do futuro lote de construção, é essencial analisar a localização, tanto nos dias atuais, como de forma visionária para os próximos anos. Neste sentido, é recomendado consultar o maior número possível de fontes de informação. Por exemplo, conforme a Engel & Volkers, é possível consultar os planos de desenvolvimento da autoridade responsável pela construção. "Quanto mais inteligente for a forma de as administrações funcionarem, mais frequentemente isso poderá ser feito online sem problemas". Assim, pode-se orientar com base nos atuais índices de aluguer e valores padrão dos terrenos. Os últimos denotam o preço da propriedade numa certa área e são regularmente recalculados. Deste modo, é possível ter uma idealização do potencial de desenvolvimento futuro.