Financiar a troca de casa


Mercado ImobiliárioDestaque Notícia HomepageCompra de ImóveisCompra e Venda de CasasComprar Casa em Portugal


A troca de casa pode ser uma grande vantagem, visto que com a venda terá já os capitais para dar de entrada. Saiba mais.


Atualmente, o mercado imobiliário atravessa uma fase de grande crescimento, chegando a provocar problemas a muitas famílias. Nesta situação, é provável que se sinta atraído a vender a sua casa para comprar uma casa maior. Analisar a vida financeira Primeiramente, deve-se começar por fazer uma análise à vida financeira, ou seja, perceber qual o espaço que se tem no orçamento para a nova prestação, analisar os capitais próprios disponíveis para financiar os impostos, a entrada e os custos dos processos, entre muitos outros fatores. Ao efetuar esta análise, irá garantir que toma a melhor decisão. Pode acontecer inclusivamente que não necessite de vender a sua casa atual, colocando a casa a arrendar e com isso obter um rendimento extra. Financiar a nova aquisição No caso de optar por trocar de casa tem alguns desafios pela frente:

  • Venda da casa atual, processo que demora algum tempo e que poderá trazer consigo alguns perigos, nomeadamente a precipitação na venda e consequente redução do preço;

  • Escolher a melhor solução de financiamento da nova compra.

A troca de casa pode ser uma grande vantagem, visto que com a venda terá já os capitais para dar de entrada. Neste sentido, tem também uma boa posição negocial junto do banco, visto que tem uma melhor relação entre o valor do empréstimo e a garantia. Mais uma vez, precisará de vender a casa antes da compra da sua nova habitação E se puder não vender a sua casa atual? Para facilitar todo o processo e para poder vender a sua casa com total tranquilidade, há certos produtos de troca de casa junto de algumas entidades bancárias. Estas soluções têm determinadas características.

  • São dados dois imóveis como garantia o que acaba por beneficiar a relação entre o empréstimo e a garantia, podendo inclusivamente ver financiada a totalidade do capital que necessita para a nova casa;

  • Durante alguns anos poderá ter uma carência de pagamento de capital no crédito da casa que irá vender. Deste modo, a sua taxa de esforço não é tão afetada com a existência de dois créditos habitação.

  • Esta solução permite-lhe ainda avaliar a vantagem de ter a sua primeira casa arrendada;

  • Existindo duas hipotecas, contudo, terá de suportar custos acrescidos.

  • Os produtos de troca de casa podem ser produtos financeiros interessantes para a transição. Não são os melhores produtos para o longo prazo, mas permitem-lhe fazer a troca de casa com tranquilidade. Neste período, poderá pagar um juro superior, mas após a venda poderá voltar a negociar as condições do crédito, negociando o spread e os seguros associados, nomeadamente o seguro de vida crédito.