Nota de liquidação de IRS: Saiba como obter e consultar no Portal das Finanças

Destaque Notícia HomepageIRS

Esta declaração é remetida ao contribuinte por correio, no entanto, é possível conseguir uma segunda via online, através do Portal das Finanças. Saiba como fazer.


A nota de liquidação de IRS consiste num documento que apresenta os cálculos elaborados pela Autoridade Tributária e Aduaneira para obter o montante de IRS a pagar ou a receber pelo contribuinte. Esta declaração é remetida ao contribuinte por correio, no entanto, é possível conseguir uma segunda via online, através do Portal das Finanças. Obtenção de nota de liquidação de IRS online: Passo a passo Para obter uma certidão da nota de liquidação de IRS através do Portal das Finanças, é necessário diversos passos:

  • Aceder ao Portal das Finanças;

  • Carregar em "Iniciar Sessão" no canto superior direito e introduzir o número de contribuinte e password;

  • Na coluna do lado esquerdo, clicar em “Serviços”;

  • Na lista exibida, do lado direito, procurar por título "Documentos e Certidões" e clicar em “Certidões / Pedir Certidão”;

  • Surge uma caixa azul com o título "Pedido de Certidão". Aqui selecionar o espaço em branco e escolher a opção "Liquidação de IRS";

  • Surge um campo para introduzir o ano. Digitar o ano a que corresponde a nota de liquidação de IRS pretendida;

  • "Confirmar" na caixa azul abaixo;

  • Surge a mensagem "Pedido de Certificação de Liquidação de IRS" e o botão azul "Obter". Ao clicar no botão "Obter", o site gera o documento e abre-o noutro separador do browser;

  • Fazer o download do documento para o computador.

De destacar que se o documento que surge for do tipo "action file", é possível guarda-lo no computador, no entanto, poderá ter, depois, problemas a abri-lo. Nessas situações, em vez de efetuar "download" e guardar, faça "imprimir" e "guardar como pdf". Assim, o ficheiro assumirá a extensão pdf e será mais fácil de abrir no computador. Consultar certidão de nota de liquidação ativa: Passo a Passo Se anteriormente já tinha feito um pedido de certidão de nota de liquidação de um certo ano, ao tentar efetuar novamente o pedido, irá aparecer seguinte mensagem: "Já existe uma certidão ativa. Para obter segunda via utilize a consulta". Para o efeito, deve seguir os seguintes passos:

  • Aceder ao atalho "Consultar > Certidões" que aparece no final da página sob o título "Poderá também estar interessado em";

  • Preencher o campo "Certidão" indicando "Liquidação de IRS";

  • Preencher o campo "Estado" indicando "Ativa";

  • Ao carregar no botão "Continuar", será exibida uma lista das certidões já emitidas e a data em que foi efetuado o respetivo pedido de certidão;

  • Clicar em "Obter", o site abre o documento noutro separador do browser;

  • Fazer o download do documento para o computador.

Detalhes da nota de liquidação de IRS A nota de liquidação de IRS emitida pelas Finanças apresenta, entre outras características, as seguintes informações em detalhe sobre o IRS anual:

  • Rendimento global

  • Deduções específicas

  • Perdas a recuperar

  • Abatimentos

  • Deduções ao rendimento

  • Rendimento coletável

  • Quociente rendimento anos anteriores

  • Rendimentos isentos englobados para determinação da taxa

  • Total do rendimento para determinação da taxa

  • Quociente familiar

  • Imposto relativo a tributações autónomas

  • Coleta total

  • Deduções à coleta

  • Benefício Municipal

  • Acréscimos à coleta

  • Coleta líquida

  • Pagamentos por conta

  • Retenções na fonte

  • Imposto apurado

  • Juros (retenção-poupança, compensatórios e indemnizatórios)