top of page

O curioso caso de Illana: o município com mais piscinas que habitantes

É um refúgio para muitos madrilenos que aí têm ali uma segunda habitação ou casa de férias.

Illana é uma pequena localidade em Guadalajara, localizada a 91 quilómetros de Madrid, e detém um recorde curioso de piscinas por habitante em Espanha. Especificamente, Illana tem 734 piscinas quando há apenas 776 pessoas registadas - isso significa ter 950 piscinas para cada 1.000 cidadãos. A grande maioria dessas construções está distribuída em três urbanizações distantes do núcleo urbano da cidade.


A realidade é que esta localidade é um refúgio para muitos madrilenos que aí têm uma segunda habitação ou casa de férias. Na verdade, agora que o verão acabou, Illana fica “vazia” e perde a grande maioria da sua população. O autarca, Francisco Javier Pérez del Saz, acredita que neste momento haverá entre 150 e 180 do total de inscritos.


Illana detém o recorde de piscinas por habitante, mas também existem outros municípios que também possuem um grande número de piscinas em relação à sua população. São eles:

  • El Casar de Escalona, ​​em Toledo (780 piscinas por 1.000 habitantes)

  • e Olocau, em Valência (770 piscinas por mil habitantes).

Apesar de possuir um número elevado dessas construções, os vizinhos afirmam ser responsáveis ​​com o uso da água. Dos entrevistados, a grande maioria confessa que a água não muda de um ano para o outro e que com produtos de limpeza e manutenção, as piscinas podem durar até 4 anos cheias.


Cada um dos empreendimentos, gerido por uma entidade de conservação urbana, tem um acordo com a Confederação Hidrográfica do Tejo, que fornece água para rega e uso doméstico através de um tanque. Muitos vizinhos afirmam que cada vez mais se aproximam da zona aposentados que pretendem fugir da cidade para desfrutar da tranquilidade do campo. E a realidade é que no idealista é possível encontrar casas com piscina em Illana a partir de 80.000 euros.

Fonte: Idealista

bottom of page