Seguro de vida crédito habitação: Atualização automática de capitais




Se recorreu a um crédito habitação para comprar casa e fez um seguro de vida no crédito, saiba as vantagens e desvantagens de fazer a atualização automática dos capitais do seguro de vida.


O Seguro de Vida referente ao Crédito Habitação, é um contrato de Seguro que, em caso de Morte ou Invalidez constatada, liquida o valor do empréstimo ao Banco. Atualização automática de capitais: Definição Ao contratar um seguro de vida crédito habitação certifica que um certo capital é pago pela sua seguradora ao banco, caso alcança uma situação de invalidez ou mesmo de morte. Na prática, quando se efetua um contrato de seguro determina-se o valor deste capital e poderá contratar a opção de atualização automática de capital. Ao contratar um crédito habitação compromete-se a ir liquidando o valor todos os meses. Deste modo, o capital em dívida vai baixando todos os meses, pelo que o valor do seguro de vida do crédito habitação também se pode ir atualizando automaticamente. Assim, será possível diminuir um pouco o valor que suporta pelo seguro, como também irá ter uma cobertura mais reduzida. Será que devemos atualizar o capital do seguro de vida do crédito? A resposta a esta pergunta varia consoante dos objetivos familiares ou pessoais. Por norma, as pessoas querem apenas manter os seguros obrigatórios, o que no caso do crédito habitação significa ter um seguro que cubra o capital em dívida. Contudo, muitas pessoas preferem por não atualizar o capital para certificar uma segurança adicional. Na prática, o mesmo será dizer que têm um seguro para pagar ao banco e outro para pagar à sua família, com a vantagem de que as tarifas do seguro de vida crédito são mais baixas do que as dos restantes seguros de vida. Neste sentido:

  • Caso queira estar mais protegido, pode evitar a atualização automática do capital, constituindo assim um seguro de vida para proteger financeiramente a sua família;

  • Caso queira poupar dinheiro, deverá contratar uma atualização automática de capital, o que fará com que o capital em dívida ao banco seja liquidado em caso de sinistro.

Atualização automática de capital: Processo A atualização automática de capital, como o próprio nome indica, é o ajuste automático do capital coberto pela apólice de seguro. Desta forma, todos os anos, o banco comunica à seguradora o valor em dívida para efeito de seguro. Em alguns casos tem de ser a pessoa segura a pedir esta atualização, devendo para tal entregar à companhia de seguro uma declaração do banco com o valor em dívida, uma vez que o banco é o beneficiário irrevogável, pelo que todas as alterações ao contrato têm de ter o seu acordo.